ENCCEJA 2020: Faça sua Inscrição, Passo a Passo

Permitindo a conclusão de séries básicas da edução brasileira. A prova do ENCCEJA 2020 é aplicada em agosto. O objetivo do ENCCEJA 2020 é principalmente dar oportunidades a população que precisou desistir dos estudos, mas gostaria de concluir esses ciclos. O exame é anual e aplicado pelo INEP.

ENCCEJA 2020

ENCCEJA-2020

Como funciona o ENCCEJA?

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi aplicado pela primeira vez em 2002.

Desde então, recebe milhares de inscrições todos os anos. A ideia é prestar a prova e buscar por uma boa média de pontos, conquistando o exigido é possível solicitar o diploma do ensino fundamental ou ensino médio.

ENCCEJA

Uma oportunidade de concluir as séries que restam, tanto para aqueles que abandonaram os estudos. Tanto para os estudantes repetentes que desejam iniciar um novo ciclo.

✓ Acompanhe as novidades:

A prova é feita em um único dia, dividida em dois períodos. Quem conseguir pontuar mais do que 100 pontos em cada conteúdo e mais que 5 na redação, pode requerer seu diploma na unidade de certificação.


Quem pode participar do ENCCEJA 2020?

Embora o sistema seja vantajoso, existe um filtro que define quem pode participar do ENCCEJA 2020. Não permitindo o cadastro de todas as pessoas.

A proposta é determinar principalmente uma faixa etária para inscrição. Sem provocar o interesse dos jovens que devem continuar as séries de forma natural, cursando os ciclos com as idades previstas.

Para a prova do Encceja é necessário:

  • Possuir mais de 15 anos para o certificado do ensino fundamental;
  • Possuir mais de 18 anos para o certificado do ensino médio;
  • Prova específica para presidiários;
  • Prova específica para brasileiros do exterior.

Conforme o grau pretendido, o nível de exigência da prova também se difere. Os conteúdos são relacionados a grade curricular de cada um dos ciclos.


Cronograma do ENCCEJA 2020

Todos aqueles que desejam fazer a prova devem estar atentos as datas definidas no cronograma do ENCCEJA 2020. Os períodos indicam quando serão realizadas cada uma das etapas, e poucas vezes prorrogam os períodos.

✓ Saiba como funciona o Educa Mais Brasil 2020

Existem três categorias de exame, o tradicional, o Encceja exterior para brasileiros que residem em outro país. E o Encceja PPL, para presidiários. Os cronogramas se alteram dependendo do tipo de modalidade.

Para a forma mais disputada, com a prova oferecida aos residentes do país em liberdade, a última edição registrou as datas:

  • Justificativa de ausência na prova do ano anterior: Abril;
  • Inscrições: 20/maio a 31/maio;
  • Divulgação dos locais de prova: Julho;
  • Aplicação da prova: 04/agosto;
  • Postagem das notas: Outubro.

Inscrições ENCCEJA 2020

As inscrições ENCCEJA 2020 são gratuitas, não existe nenhum tipo de cobrança pela participação na prova. O processo é totalmente online e fácil. Bastando inserir dados básicos para identificação do candidato.

Durante o preenchimento do formulário, será preciso escolher qual unidade certificadora pretende retirar seu diploma. As opções são em universidades federais e na Secretaria Estadual da Educação.

✓ Saiba como funciona a nota de corte SISU 2020

Além disso, também será necessário informar dados pessoais e responder a um questionário socioeconômico. Permitindo a identificação de fatores que levaram a desistência dos estudos anteriormente.

Veja como deve ser feita sua inscrição:

Inscrições ENCCEJA 2020

  • Agora, informe os dados solicitados no quadro. Selecionando “Enviar” é possível dar início ao cadastro na página.

Inscrições ENCCEJA

Para a prova é necessário comparecer com pelo menos 1 hora de antecedência. Os portões se fecham às 8h45 e o exame tem início às 9h. No período seguinte os portões são fechados às 14h45 e a prova começa às 15h.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

ENCCEJA 2020: Faça sua Inscrição, Passo a Passo

Adicionar Comentário