Nossa Bolsa ES 2020: Inscrições, Vagas, Como funciona e REGRAS

O programa Nossa Bolsa ES 2020 é um sistema promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O objetivo principal do Nossa Bolsa ES 2020 consiste em oferecer bolsas de estudos integrais em instituições privadas de ensino superior. Para participar, além de ser um nativo capixaba, é preciso comprovar baixa renda.

Nossa Bolsa ES 2020

Nossa Bolsa ES 2020

Como funciona o Nossa Bolsa 2020

Criado a partir de um decreto estadual, o projeto Nossa Bolsa 2020 foi fundado em meados de 2006. O objetivo mais evidente é o de conceder bolsas de estudo integrais para o ensino superior. No entanto, o programa também tem como um dos pilares promover a inclusão social.

Estudar em uma universidade da rede privada é um investimento na própria educação, mas não está ao alcance de todas as pessoas. Por isso, foram criados iniciativas governamentais para a concessão de bolsas. Formando mais profissionais em diversas áreas de atuação.

✓ Confira as novas bolsas do Educa Mais Brasil 2020

Por meio do Nossa Bolsa, os moradores do estado do Espírito Santo encontram mais de 40 universidades parceiras e cerca de 91 opções de cursos de graduação. Ao todo, o projeto oferece inscrições para três tipos de formação:

  • Graduação;
  • Bolsas de Mestrado;
  • Iniciação científica, tecnológica e extensão.

Como funciona o Nossa Bolsa 2020

Cada nível com um tipo específico de bolsa e benefício. No portal da FAPES, as informações sobre o programa mostram como fica divido o orçamento de acordo com os graus pretendidos. Considerando a mais recente edição.

Para 2019, o orçamento do programa ficou previsto em R$ 24,3 milhões, sendo R$ 23,45 milhões para cursos de graduação. O restante dos recursos será destinado, por meio de editais específicos, para bolsas de mestrado e de iniciação científica.


Quem pode se inscrever no Nossa Bolsa ES 2020?

Seria interessante se o projeto abrangesse todos os interessados em iniciar o ensino superior. Mas a ideia é beneficiar as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o curso, e logo não têm outra opção a não ser concorrer a uma bolsa.

Seguindo o edital, quem pode se inscrever no Nossa Bolsa 2020 são pessoas que preencham aos requisitos de:

  • Não ter sido beneficiário do Programa Nossa Bolsa;
  • Não ter concluído qualquer curso de graduação;
  • Atender a pelo menos um dos requisitos abaixo:
    I) Ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Estado do Espírito
    Santo;
    II) Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de
    bolsista integral;
    III) Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em
    instituição privada, na condição de bolsista integral;
    IV) Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica
    (CEETs);
  • Ter realizado o ENEM no ano anterior, e pontuado no mínimo 450 pontos na redação e 500 pontos na prova objetiva;
  • Residir no estado do Espírito Santo no ato da inscrição;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.

Quem pode se inscrever no Nossa Bolsa ES?

O Ensino Médio, independente do tipo de rede, deve ter sido estudado em uma unidade da rede estadual do Espírito Santo.


Regras de seleção Nossa Bolsa ES 2020

Na edição mais recente do processo foram ofertadas 1.686 vagas Nossa Bolsa ES. Mas, a quantidade de inscritos ultrapassa o número de oportunidades. Por isso, são utilizadas algumas regras de seleção Nossa Bolsa ES 2020.

✓ Conheça outros programas, como:

Do total de bolsas, 20% é destinado aos afrodescentes e outros 20% aos candidatos que residem em áreas com altos índices de violência e que apontam vulnerabilidade social.

Em seguida, para a classificação é considerado a pontuação no ENEM. A ordem de selecionados não considera o curso ou instituição escolhida, e a disputa é geral. Podem ser concedidas bolsas parciais de 50% para os candidatos que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.


Inscrição Nossa Bolsa ES 2020

Os candidatos devem fazer a inscrição Nossa Bolsa ES 2020 conforme o calendário indica. Normalmente no início do mês de Janeiro. O cadastro é online e gratuito, basta acessar o site:

Na ocasião será preciso informar até 1 curso, em duas opções de turno. Quando finalizar o cadastro não será possível retornar a inscrição para alterar o curso.

Inscrição Nossa Bolsa

Para o login é necessário informar número de CPF e senha do ENEM. Em seguida o candidato vai responder um questionário, e informará as demais informações pessoais.

Ainda seguindo o calendário, cabe ao candidato acessar o portal para verificar a sua classificação na aba ‘Resultados’. Se conseguir a oportunidade, o passo seguinte é comparecer até a universidade para validar sua matrícula.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Nossa Bolsa ES 2020: Inscrições, Vagas, Como funciona e REGRAS

Adicionar Comentário