Notas de Corte SISU 2020: Como Funciona? Simulador GRÁTIS

Durante o processo seletivo do programa, as notas de corte SISU 2020 funcionam como uma base para classificação dos candidatos. Apenas com a definição das notas de corte SISU 2020 é que os inscritos podem ser selecionados. Pois, os pontos conquistados no ENEM são critério para desempate na disputa pela vaga.

Notas de Corte SISU 2020

Notas de Corte SISU 2020

Sobre a importância do SISU 2020

Criado pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que visa classificar os candidatos à instituições de ensino superior públicas. Seja de âmbito estadual ou federal.

Por meio do SISU 2020, todos aqueles que participaram do ENEM no ano anterior podem escolher até duas opções de cursos, instituição e turno. E passam a concorrer com a sua nota da prova.

Notas de Corte SISU 2020

 

Ao todo, 63 das instituições públicas do país utilizam o programa como método para seleção de calouros. Apenas 5 universidades possuem processos seletivos individuais, e não usam o ENEM como vestibular.

✓ Saiba mais opções de ingresso:

O processo é feito duas vezes ao ano, em janeiro e junho. Antes do início das aulas nesses períodos. As inscrições e consulta dos resultados são feitos via internet, no site do SISU. Apenas a matrícula é presencial, na instituição escolhida.


Como funcionam as notas de corte SISU 2020?

As notas de corte SISU 2020 foram adotadas como uma base para definir o mínimo de pontos para conseguir a classificação. Aqueles que obtiveram no ENEM uma nota menor do que o corte, não se classificam.

Para que seja estabelecida a nota mínima, o sistema considera dados como:

  • Número de vagas oferecidas pela universidade para aquele curso;
  • Número de inscritos nas vagas.

Como o critério para classificação e desempate sempre será o desempenho no ENEM. Quanto mais inscritos para uma mesma oportunidade, maior será a nota. É o que acontece em cursos como medicina, direito e arquitetura.

Durante o período de inscrições, o site do SISU permite que os candidatos monitorem sua classificação com base na nota de corte. Atualizando esses dados diariamente, a cada vez que crescem os inscritos.

✓ Confira os novos cursos Educa Mais Brasil 2020

Diante desse funcionamento, é comum que um mesmo curso tenha nota de corte diferente dependendo da universidade, do campus e do turno. Pois, o número de vagas e o de inscritos também se diferem.


Política de cotas nas notas de corte SISU 2020

Por lei, para cada oportunidade oferecida no programa é necessário reservar uma parcela para os cotistas. Pessoas que comprovarem e/ou se autodeclararem:

  • Negros;
  • Pardos;
  • Índios;
  • Estudantes da rede pública;
  • Pessoas de baixa renda;
  • Pessoas com deficiência.

Do total de vagas, cerca de 50% é destinada a esse público. Dessa quantia, são divididas vagas conforme o tipo de cotas. Isso significa que a política de cotas nas notas de corte SISU 2020 é diferente dependendo do perfil do candidato.

Pessoas de baixa renda, disputam dentro das oportunidades para esse público. Bem como os negros, pardos e índios. Com um cálculo adotado tanto pela universidade como pelo SISU.


Simulador notas de corte SISU 2020

Uma novidade das últimas edições do sistema, foi a criação do simulador notas de corte SISU 2020. Além de informar sobre a colocação do candidato, durante a inscrição. Agora, o portal também permite se antecipar sobre o processo.

Para isso, será necessário inserir:

  • Nota conquistada no ENEM, por conteúdo;
  • Estado e município da instituição;
  • Universidade;
  • Curso e turno;
  • Tipo de disputa: ampla concorrência ou política de cotas.

De acordo com esses dados é possível conhecer qual a nota mínima para ingresso no curso pretendido. E qual sua pontuação. Conferindo se consegue a colocação ideal para ser selecionado.

O acesso é por esse link, e a página disponível para a simulação é como na imagem abaixo:

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Notas de Corte SISU 2020: Como Funciona? Simulador GRÁTIS

Adicionar Comentário