SISU 2020: Inscrições, Datas, Nota de Corte e Resultado

Duas vezes por ano, os interessados em estudar em universidades públicas podem se inscrever no SISU 2020. As inscrições do SISU 2020 são totalmente virtuais. E os candidatos concorrem dentro do curso e instituição que escolheram, com base em seus pontos na prova do ENEM.

sisu 2020

SISU 2020

O que é o SISU?

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que concede vagas para interessados em ingressar nas universidades públicas do Brasil.

No início de janeiro e junho ficam disponíveis as inscrições. Para o primeiro semestre são em média 150 mil oportunidades á mais que para o semestre seguinte.

Para escolher suas opções de curso e participar do processo seletivo é preciso ter participado do ENEM no ano anterior, e pontuado mais que zero na redação.

O que é o SISU 2020?

Atualmente, apenas 5 universidades públicas não utilizam o SISU 2020 como método de seleção dos seus calouros. E pelo menos 63 instituições são credenciadas no programa.


Como funciona a nota de corte SISU 2020

Para a classificação no curso pretendido, o candidato se inscreve com sua nota no ENEM. A partir disso, o sistema seleciona aqueles que obtiveram as melhores pontuações.

✓ Veja outras formas de ingresso no ensino superior:

A nota de corte SISU 2020 ajuda a simplificar esse processo de colocação na lista de convocados. É definida uma nota base, conforme o número de oportunidades disponíveis por curso e turno, e número de interessados.

Como funciona a nota de corte SISU

Pontuações abaixo do que foi instituído não se classificam. Quanto mais pessoas se interessam por um mesmo curso, turno e universidade, maior é a nota de corte. Pois, o critério para desempate também cresce.

É o que normalmente acontece com universidade muito requisitadas, como a UFRJ, por exemplo. E cursos visados, por exemplo, medicina e direito.

Além da disputa em ampla concorrência, os candidatos também contam com a política de cotas. Disponível para negros, pardos, índios, pessoas de baixa renda, oriundos da rede pública e pessoas com deficiência.


Cronograma SISU 2020

O cronograma SISU começa nas últimas quinzenas de janeiro e nas primeiras de junho. Ao todo, são cerca de quatro etapas principais. É importante estar atento as essas datas, pois elas dificilmente serão prorrogadas.

✓ Educa Mais Brasil é Confiável? Saiba mais!

E se deseja participar da seleção para aquele semestre, o candidato precisa estar ligado no calendário. Veja as datas da edição de janeiro:

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro;
  • Divulgação de resultados: 28 de janeiro;
  • Lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Inscrições para o SISU 2020

As inscrição para o SISU 2020 são totalmente online. Aqueles que não têm acesso a internet, podem procurar um prédio público, como as próprias universidades, para utilização dos computadores.

✓ Acompanhe também o PROUNI 2020

Nesse momento, será preciso inserir login e senha que foram criados durante o cadastro do ENEM. Para que o sistema baixe a nota conquistada e inicie a disputa. Também será preciso informar até dois cursos e universidades pretendidas, por ordem de preferência.

Aprenda como realizar o seu cadastro:

  • Acesse o site do SISU e clique em “Fazer inscrição”;

  • Informe os dados para iniciar seu login;

  • Preencha os dados para a ficha cadastral.


Resultados SISU 2020

Conforme o calendário indica, dias depois são divulgados os resultados SISU 2020. Acessando o mesmo portal em que foi realizada a inscrição, o candidato pode verificar se foi aceito na universidade que desejava.

A novidade lançada nas últimas edições é a possibilidade se inscrever na lista de espera SISU 2020 tanto para a primeira opção de curso, como para a segunda. Disputando as vagas remanescentes.

Caso seja selecionado, basta comparecer até a universidade no período indicado e efetivar sua matrícula. Deixar de fazer esse processo implica na perca da vaga.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

SISU 2020: Inscrições, Datas, Nota de Corte e Resultado

Adicionar Comentário